EN 1090 Marcação CE de Estruturas Metálicas

ENQUADRAMENTO

A Marcação CE de produtos é uma forma do seu fabricante demonstrar a conformidades destes com as disposições das directivas comunitárias aplicáveis. A Marcação CE de produtos de construção encontra-se regulamentada pelo Regulamento CE n.º 305/2010.

 ESTRUTURAS METÁLICAS

Encontram-se sujeito a marcação CE o projecto e fabrico de Elementos Estruturais e “Kits” em aço e alumínio. A data a partir da qual é obrigatória a aposição de marcação CE é 1 de Julho de 2014.

A NOSSA ABORDAGEM

Identificação da norma do produto
Produto já enquadrado.

Diagnóstico Inicial
A realização de um diagnóstico inicial tem dois objectivos: o primeiro é o de avaliar qual o grau de cumprimento da Organização com os requisitos das normas de produto aplicáveis, isto é, identificar quais os requisitos que já estão a ser cumpridos e quais terão de ser implementados. Pretende-se igualmente identificar as situações mais críticas e que devem ser alvo de uma atenção mais detalhada e priorizadas face às restantes.

O resultado deste diagnóstico é a elaboração de um plano de acção com as actividades necessárias ao cumprimento normativo e respectivos prazos de implementação das mesmas.

Estabelecer o Plano de actividades do projecto
O plano de acções anteriormente elaborado é discutido com os responsáveis da Organização e são aprovadas todas as tarefas, responsáveis e prazos de implementação. Assim são estipulados objectivos e pontos de controlo que permitem acompanhar o projecto e em caso de desvios ao planeado analisar as causas e actuar em conformidade.

Formação / Sensibilização dos colaboradores
Com o objectivo de permitir um maior envolvimento dos colaboradores e posterior autonomia na gestão do Sistema de Controlo da Produção em Fábrica serão promovidas sessões de apresentação e esclarecimento dos trabalhos a desenvolver.
As acções a desenvolver poderão ser formações em sala mas sempre que possíveis serão preferidas curtas sessões de formação/informação no posto de trabalho.

Elaboração / Revisão da Estrutura Documental do SCPF
Em função dos produtos fabricados pelo será elaborado um plano de inspecção e ensaio (PIE) tendo por referência os requisitos normativos aplicáveis. O PIE elaborado irá apresentar o conjunto de ensaios necessários ao controlo da qualidade do produto, identificando a sua periodicidade e responsabilidades.

Serão desenvolvidos todos os procedimentos de gestão e controlo da produção, com particular destaque para:
•    Gestão e Controlo dos materiais utilizados, rastreabilidade dos materiais em curso de fabrico
•    Gestão de fornecedores e subcontratos e especificações de serviço
•    Controlo e tratamento de produto não conforme
•    Controlo das diferentes tarefas produtivas, estabelecimento dos planos de inspeção e ensaio adequados aos processos, métodos produtivos e normas especificas aplicáveis a estas operações para além do disposto na EN 1090-2.
•    Montagem das estruturas metálicas (quando aplicável)
•    Projecto de estruturas metálicas (quando aplicável)
•    Regras de marcação e etiquetagem aplicáveis aos produtos

Implementação do SCPF
Para a implementação do SCPF serão tidas em consideração as metodologias existentes de modo a enquadrar os requisitos das normas de produto nas actuais práticas. Sempre que sejam necessárias novas metodologias de controlo estas serão definidas em colaboração com os responsáveis da Organização  de modo a que estas sejam simples e efectivas.

Auditoria Interna
Após a implementação dos requisitos das normas de produto será levada a cabo uma auditoria interna de modo a validar o SCPF bem como a identificar oportunidades de melhoria.
A metodologia da auditoria interna segue a norma ISO 19011
Após a auditoria interna será elaborado um plano de acções correctivas/acções de melhoria de modo a optimizar o sistema.
Concluída esta fase, considera-se que a está preparada para ser submetida à auditoria do Organismo Notificado seleccionado. Todo este processo será acompanhado pela EnviSolutions, incluindo a presença na auditoria e a resposta ao relatório do ON.

de que forma podemos ajudar?

Contacte-nos e um dos nossos especialistas poderá clarificar as suas dúvidas ou se preferir solicite uma cotação para o serviço que pretende

Pretendo informações sobre:

Translate »