ISO 14001:2015 Guia transição

A nova versão da ISO 14001 foi publicada em 14-09-2015.

A ISO 14001 é aplicável a todos os tipos de organizações, independentemente do seu tamanho e atividade. Tem como objetivo ajudar as organizações a implementar sistemas e processos que proporcionem uma melhoria do seu desempenho ambiental. De modo a assegurar tal objetivo são considerados aspetos como o consumo energético, a gestão de resíduos, a conformidade legal, o planeamento de recursos, entre outros complementares

As principais alterações passam por aspetos como:

Gestão Ambiental Estratégica: Há um aumento da proeminência da gestão ambiental nos processos de planeamento estratégico de uma organização. Foi incorporado um novo requisito para compreender o contexto da organização, com o objetivo de identificar e alavancar oportunidades que beneficiem a organização e o ambiente.

Liderança:Para assegurar a eficácia e eficiência do sistema de gestão ambiental, foi incluída uma nova cláusula para atribuir responsabilidades específicas para todos os colaboradores que ocupam posições de liderança na promoção da gestão ambiental na organização.

Proteção do ambiente: As organizações têm novas expectativas em relação ao ambiente, comprometendo-se com iniciativas proactivas de proteção do ambiente, de acordo com o seu contexto organizacional.

Desempenho Ambiental: Existe uma mudança na ênfase dada à melhoria contínua, passando da melhoria do sistema de gestão para melhoria do desempenho ambiental.

Ciclo de Vida: Para além do atual requisito de gestão dos aspetos ambientais associados ao fornecimento do serviço/produto, as organizações passam a estender o seu controlo e influência aos impactes ambientais associados ao uso e fim de vida dos mesmos.

Comunicação: É dada ênfase na necessidade de desenvolver uma estratégia de comunicação equitativa, independentemente dos seus recetores (internos ou externos). Esta necessidade requer uma maior exigência na consistência e qualidade da informação e a identificação de mecanismos para que todos os colaboradores da organização possam colocar as suas sugestões de melhoria do sistema de gestão ambiental.

Documentação:Como reflexo da evolução tecnológica, esta revisão da norma incorpora o termo “informação documentada”, substituindo o termo “documento” e “registo”. Cabe à organização decidir sobre a necessidade, ou não, de ter procedimentos documentados para assegurar o eficaz controlo de um processo (alinhamento com a nova versão da norma ISO 9001).

de que forma podemos ajudar?

Contacte-nos e um dos nossos especialistas poderá clarificar as suas dúvidas ou se preferir solicite uma cotação para o serviço que pretende

Pretendo informações sobre:

Translate »